26 de Maio de 2009

Parque Natural do Gerês e Ilha das Flores são Reserva Mundial da Biosfera

Há cerca de um ano atrás, mais precisamente em Agosto, deixámos aqui o nosso desejo de ver um dia todo o Arquipélago dos Açores incluído pela UNESCO na Reserva Mundial da Biosfera.

Na altura escrevemos o seguinte:

"Consideradas pela National Geographic Traveler como as segundas melhores ilhas do mundo para viajar, os Açores são um tesouro a preservar. Esperamos sinceramente que um dia todas as nove ilhas possam ser consideradas pela UNESCO como Reserva da Biosfera (como já acontece com o Corvo e a Graciosa), contribuindo assim para uma maior protecção destes verdadeiros santúarios naturais. Julgamos que só desta forma será garantida a preservação definitiva deste valiosíssimo património natural e cultural e um desenvolvimento verdadeiramente sustentado, que mantenha as ilhas a salvo das "garras" da ganância e do inescrúpulo que já desfiguraram outros locais idênticos..."

Hoje, recebemos com grande alegria a notícia da integração do Parque Nacional Gerês (que se inclui no Parque Internacional Luso Galaico Gerês/Xerês) e da Ilha das Flores na Reserva Mundial da Biosofera.

Caminhamos desta forma para uma mais efectiva preservação de mais dois belíssimos santuários naturais e de toda a cultura das povoações que aí radicam. Deixamos aqui o nosso agradecimento público a todos os que trabalharam ao longo destes anos para que esta iniciativa se tornasse uma realidade.

Já só faltam 6 Ilhas!