26 de Fevereiro de 2011

A Era das Consequências




“A era da procrastinação, das
meias medidas, dos expedientes
que acalmam e confundem, dos
adiamentos, está chegando ao fim.
Em seu lugar, estamos chegando a
um período de consequências.”

[Winston Churchill, citado por Al Gore em “O Ataque
à Razão”, Ed. Manole, SP, 2007, ver p. 189]



“They go on in strange paradox, decided only to be undecided, resolved to be irresolute, adamant for drift, solid for fluidity, all-powerful to be impotent…  Owing to past neglect, in the face of the plainest warnings, we have entered upon a period of danger.  The era of procrastination, of half measures, of soothing and baffling expedience of delays, is coming to its close.  In its place we are entering a period of consequences….  We cannot avoid this period, we are in it now…” 

- Winston Churchill, November 12, 1936

O Futuro da Alimentação - Justiça e Sustentabilidade para o Séc. XXI

Entrevista com a cientista, ecologista e autora Dr. Vandana Shiva sobre o futuro dos alimentos.


[1.ª Parte]

[2.ª Parte]

[3.ª Parte]

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25 de Fevereiro de 2011

Jake Shimabukuro toca "Bohemian Rhapsody"

Performance sensacional! Muito belo!



Website: Peace Love Ukelele

Alterações Climáticas, Subida do Preço dos Alimentos e os Conflitos Sociais

[Photograph by Bartholomew Cooke for Bloomberg Businessweek]

Ler:

Hungry for a Solution to Rising Food Prices

Even if the global agriculture crisis doesn't turn cataclysmic, it represents a massive test



February 24, 2011
The recent unrest in the Middle East, which has been attributed, in part, to high food prices, gives us a warning of the type of global unrest that might result in future years if the climate continues to warm as expected. A hotter climate means more severe droughts will occur. We can expect an increasing number of unprecedented heat waves and droughts like the 2010 Russian drought in coming decades. This will significantly increase the odds of a world food emergency far worse than the 2007 – 2008 global food crisis. When we also consider the world’s expanding population and the possibility that peak oil will make fertilizers and agriculture much more expensive, we have the potential for a perfect storm of events aligning in the near future, with droughts made significantly worse by climate change contributing to events that will cause disruption of the global economy, intense political turmoil, and war.
That’s meteorologist Dr. Jeff Masters from his WunderBlog.  For background on these issues, see CP’s food insecurity series.

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24 de Fevereiro de 2011

A Teosofia da Tradição Chinesa


O “Wen-tzu”, de Lao-tzu,
Ensina Sobre a Vida Simples


Lao-tzu disse:

Para governar o corpo e alimentar a essência, durma e descanse moderadamente, coma e beba de modo adequado, harmonize as emoções, simplifique as actividades. Aqueles que são internamente atentos ao ser conseguem isso e são imunes às energias perversas.

Aqueles que decoram os seus exteriores se prejudicam internamente. Aqueles que alimentam seus sentimentos ferem seu espírito. Aqueles que mostram seu embelezamento escondem a sua realidade.

Aqueles que nunca esquecem nem  por um momento de ser espertos oprimem inevitavelmente a sua natureza essencial. Aqueles que nunca esquecem de manter as aparências, nem sequer em uma caminhada de cem passos,  sobrecarregam inevitavelmente seus corpos físicos.

Desse modo,  a beleza das penas do pássaro prejudica o esqueleto, a folhagem excessiva nos galhos prejudica a raiz da  árvore. Ninguém no mundo pode ser excelente nas duas coisas.

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O curto texto acima é o capítulo 58 da obra clássica “Wen-tzu, a compreensão dos mistérios”.  O livro é uma compilação dos ensinamentos de Lao-Tzu, fundador do taoísmo, e foi  publicado no Brasil pela Ed. Teosófica. A versão do chinês para o inglês é de Thomas Cleary.

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Excerto do boletim “O Teosofista”, Agosto de 2008, do website www.filosofiaesoterica.com

A Vez dos Idealistas na Transição Planetária



The mainstream world of politics, commerce and media might suggest that any talk of values and ideals is meaningless when we have to live in the real world, but my response is that the world of politics and economics has been run by the realists for a long time, but what have they got to show for it? What have they achieved by being Realists?

In spite of all the progress in science and technology and in spite of unprecedented economic growth over the past 60 years, these Realists have failed to solve the fundamental problems of malnutrition, hunger and war. Under their watch, humanity continues to spend a vast amount of resources on either weapons of destruction or luxuries that bring natural devastation, whilst huge numbers of men, women and children suffer from deprivation and disease. Rising population, dwindling natural resources, and the threat of global climate change are all the result of resting power in the hands of the Realists, whose legacy includes entire countries in debt while their banks are bailed out by the taxpayers.

The Realists have been given ample chance to bring peace and happiness to humankind but they have utterly failed.

So in these circumstances let us give the Idealists a chance.

Humanity will be far better served by the intrinsic values of hospitality, humility and harmony than by the extrinsic values of success, speed and greedy self-interest.”


Satish Kumar,
Editor-in-Chief at Resurgence.

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Viver Com Simplicidade

“Viver com simplicidade não é uma ideia nova. Na Grécia antiga, Platão e Aristóteles já falavam de uma vida sem excesso ou falta, mas com o suficiente para atender às necessidades, um meio-termo entre a riqueza e a pobreza.

Ler mais aqui.

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Excerto retirado do website www.filosofiaesoterica.com

Bill McKibben, Fundador da Campanha Ambiental Internacional 350.org, Fala Sobre Alterações Climáticas, Justiça Social e Activismo





Entrevista completa aqui:


Bill McKibben: Growing Global Movements




Visite:

350.org

Join me at http://www.350.org

23 de Fevereiro de 2011

Noam Chomsky Fala Sobre a Criminosa Campanha de Desinformação Financiada Por Lobbies Petrolíferos





Noam Chomsky: How Climate
Change Became a 'Liberal Hoax'

February 9, 2011

In this sixth video in the series “Peak Oil and a Changing Climate” from The Nation and On The Earth Productions, linguist, philosopher and political activist Noam Chomsky talks about the Chamber of Commerce, the American Petroleum Institute and other business lobbies enthusiastically carrying out campaigns “to try and convince the population that global warming is a liberal hoax.” According to Chomsky, this massive public relations campaign has succeeded in leading a good portion of the population into doubting the human causes of global warming.

Known for his criticism of the media, Chomsky doesn't hold back in this clip, laying blame on mainstream media outlets such as the New York Times, which will run frontpage articles on what meteorologists think about global warming. “Meteorologists are pretty faces reading scripts telling you whether it’s going to rain tomorrow," Chomsky says. "What do they have to say any more than your barber?” All this is part of the media’s pursuit of “fabled objectivity.”

Of particular concern for Chomsky is the atmosphere of anger, fear and hostility that currently reigns in America. The public’s hatred of Democrats, Republicans, big business and banks and the public’s distrust of scientists all lead to general disregard for the findings of “pointy-headed elitists.” The 2010 elections could be interpreted as a “death knell for the species” because most of the new Republicans in Congress are global warming deniers. “If this was happening in some small country," Chomsky concludes, "it wouldn’t matter much. But when it’s happening in the richest, most powerful country in the world, it’s a danger to the survival of the species.”

Go here to learn more about "Peak Oil and a Changing Climate," and to see the other videos in the series.

—Kevin Gosztola

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PRECEITOS DA SABEDORIA ORIENTAL


A Filosofia Esotérica em Poucas Palavras


Helena P. Blavatsky





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Em todas as épocas e lugares, estudantes da filosofia esotérica têm o
hábito de contemplar diariamente preceitos éticos e princípios universais 
expressos em poucas palavras. Em 1890, foi publicado em Londres um
livro com uma compilação de pensamentos feita por H. P. Blavatsky. Sob
o título de “Gems From the East”,  o volume apresentava um pensamento
para cada dia do ano.  Hoje a obra faz parte do volume XII dos “Collected
Writings” (Escritos Reunidos) de H.P. Blavatsky (TPH, Adyar, pp. 425-476).
Traduzimos a seguir uma seleção dos axiomas de HPB referentes a dois meses
do ano. A sua utilidade prática estará sempre na razão direta da atenção e da
determinação com que forem observados e preservados na memória do estudante.

(Carlos Cardoso Aveline)

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*Aquele que abandona a companhia dos tolos se apega aos sábios.

*Paciência produz poder; mas a ansiedade e a cobiça provocam perdas.

*Três coisas fazem com que um homem pobre viva como um rico: cortesia, consideração para com os outros, e evitar suspeitas.

*Quando o otimismo deixa de existir, a má sorte surge. Quando a confiança morre, a vingança nasce. E quando acontece a deslealdade, todas as bênçãos desaparecem.

*Aquele que deseja alcançar a condição de um Buddha, e aspira à condição do Nascido Por Si Mesmo, deve honrar aqueles que mantêm a doutrina dele.  

*Assim como a aranha obtém espaço livre movimentando-se para cima pelo seu fio, assim também aquele que decide erguer-se obtém independência através da conhecida palavra OM.  

*A roda do sacrifício tem como seu centro o amor; como circunferência a ação; e como seus raios, a fraternidade.   

*O homem consiste de desejos, e sua vontade é tal como o seu desejo. Suas ações são determinadas por sua vontade. E, sejam quais forem suas ações, ele colherá o que plantou.

*Uma pedra se torna uma planta; uma planta, um animal; o animal, um ser humano; um ser humano, um Espírito; e o Espírito - um DEUS.

*Não existe um lugar na terra, nem no céu, ou no mar, nem há um lugar tampouco nas cavernas sob montanhas, onde uma má ação não crie problemas para quem a praticou.

*Aquele que finge ser um Santo sem ter-se purificado é de fato o mais baixo dos seres humanos; é um ladrão em todos os mundos, mesmo no mundo de Brahma.

*Se um homem que se dedica a Buddha não adapta sua vida de acordo com os mandamentos de Buddha, dez mil preceitos não terão valor algum para ele.

*Aquele que golpeia será golpeado. Quem mostra rancor encontrará rancor. Assim, injúria provoca injúria, e aquele que tem raiva será alvo de raiva.   

*Como uma bela flor, cheia de cores, mas sem perfume; assim são as palavras belas e sem frutos daquele que não age de acordo com o que fala.   

*Quando sua mente tiver ultrapassado a ilusão, você se tornará indiferente a tudo o que já escutou ou irá escutar.

*Os sábios preservam a ordem da natureza; eles assumem formas excelentes, em segredo.

*Se você perder tudo o que tem, mas deste modo ganhar sabedoria, sua perda será o seu ganho.

*Esvazie sua mente do que é ruim, e encha-a com o que é bom.

*Grandes obras não necessitam de muita força, mas de perseverança.

*Dormir é apenas nascer para a terra da Memória. O nascimento não passa de um sono durante o qual se esquece o Passado.

*Perdoar sem esquecer faz com que reprovemos novamente aquele que errou, cada vez que a má ação retorna à nossa lembrança. 

*Todo ser humano contém dentro de si a imortalidade em potencial, mas o desenvolvimento da semente depende do poder da escolha.

*Aquele que vive em uma só cor do arco-íris permanece cego para as outras cores. Viva na luz difundida por todo o arco, e você conhecerá tudo.

*Cada vez que o devoto pronuncia a palavra OM, ele renova seu compromisso com a potencialidade divina que vive, em sua Alma, como num santuário.

*O Espírito eterno está por toda parte. Ele abrange o universo inteiro.

*Qualquer momento da eternidade é tão importante como outro momento, porque a eternidade não muda, e uma parte dela não é melhor do que outra.

*Seria melhor um homem engolir um pedaço de ferro em brasa do que romper os seus votos.

*A pureza e a impureza pertencem a cada indivíduo. Ninguém pode purificar outra pessoa.

*Quem é um grande homem? Aquele que tem a maior paciência. Quem suporta pacientemente o sofrimento, e mantém uma vida correta - este é verdadeiramente um ser humano!

*Se você fez ou deseja fazer más ações, por mais que você corra para onde quiser, não poderá se libertar do sofrimento.

*Há um caminho que leva à Riqueza material. Há outro caminho que leva ao Nirvana.

*Uma má ação não mata instantaneamente, como a espada.  Ela segue aquele que a praticou na sua próxima existência, e ainda na outra vida seguinte. 

*A Natureza se ergue pelo antagonismo. As paixões, a resistência, o perigo, são educadores. Nós adquirimos a força dos obstáculos que vencemos.

*Assim como uma pessoa que viu alguém em um sonho o reconhece depois, assim também aquele que adquire a correta concentração mental percebe o EU SUPERIOR.

*É melhor fazer o nosso próprio dever, ainda que imperfeitamente, do que fazer perfeitamente o dever de outra pessoa.

*O sábio que reconhece o Ser como estando sem corpo dentro dos corpos, como sendo imutável em meio às coisas mutáveis, e como sendo grande e onipresente, este sábio não sofre.

*O caminho da virtude está no abandono da arrogância e do orgulho.

*Aquele que prejudica outro se arrependerá, ainda que o mundo o aplauda. Aquele que é prejudicado está livre de arrependimento, ainda que o mundo possa condená-lo.

*É necessária mais coragem para olhar o mundo de frente e sem distorções, do que para entrar num local retirado em que vivem bestas selvagens.

*A verdadeira compaixão está em deixar de lado a vingança quando a vingança pode ser feita. A verdadeira paciência consiste em suportar decepções.

*O homem feliz deve estar preparado para quando vierem dias difíceis. Ele deve alcançar a paz lembrando que todo grande homem também teve que sofrer, em algum momento.

*Assim como a noite segue o dia, assim também o sofrimento é a sombra da felicidade.  O Carma distribui as duas coisas.

*A águia não caça moscas.  Mas até a águia é perturbada por elas.

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Os preceitos acima correspondem aos meses de abril e maio na obra “Gems From the East”, de H. P. Blavatsky.

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Para ter acesso a um estudo diário de teosofia original, escreva a lutbr@terra.com.br e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.  

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21 de Fevereiro de 2011

O PARTO DE UMA NOVA CIVILIZAÇÃO


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Trecho do livro "O Poder da Sabedoria"[1],
de Carlos Cardoso Aveline.

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A placenta está rompida, o trabalho de parto começou há algum tempo, mas só agora a criança pode colocar a cabeça para fora e preparar-se para dar o seu primeiro grito.

Basta folhear os jornais ou assistir à televisão para perceber que a placenta das várias religiões dogmáticas e ideologias políticas não é mais capaz de manter a criança - a mente humana - dentro dos estreitos limites anteriores.

As almas medíocres se rendem ao imediatismo; muitos políticos esquecem seus ideais nobres no dia seguinte à chegada ao poder, e os crimes horrendos se espalham - ou, ao menos, ganham enorme publicidade em uma imprensa frequentemente incapaz de perceber sua missão e responsabilidade.

Apesar disto, é claro que nem o planeta nem a humanidade serão destruídos no plano físico, ao contrário do que esperam alguns poucos desinformados. Não é o mundo, mas uma visão do mundo que está acabando. Existem muito mais coisas entre o céu e a terra do que o pessimismo egoísta é capaz de perceber, e a evolução humana é observada e ajudada silenciosamente por seres que sabem bem mais do que nós. Por outro lado, o homem não cria problemas que não saiba resolver, e nós teremos de terminar o que começamos, fazendo uso da nossa própria inteligência para abrir caminho até um futuro saudável.

Haverá uma chave - um segredo - para a transição social que a humanidade vive hoje?

Alguém já disse que o século 21 é, na realidade, um novo estado de espírito. Numericamente, a chegada ao Terceiro Milénio é um dado de importância simbólica relativa. As questões cruciais são: como chegar ao estado de espírito que corresponde a ele? Quanto tempo levará esse processo de parto? E de quem depende isso?

Paracelso, o grande médico e sábio do século dezesseis, talvez tenha produzido uma chave-mestra para a conclusão feliz desse nascimento do século 21, cujo processo não é apenas cronológico. Para ele, grande conhecedor da alma humana, a imaginação é um poder muito útil - e muito perigoso também, quando se separa da sabedoria. [2]

Quase todas as emoções negativas estão associadas a uma imaginação doentia. É o caso do medo, da preocupação, da dúvida, da confusão e da falta de metas claras. Paracelso descrevia esses sentimentos como verdadeiros parasitas que atacam a alma humana e aos poucos retiram dela toda energia vital. E considerava que a fonte de saúde humana está em manter a imaginação voltada para o potencial divino em nós e nos outros seres. É daí que nascem emoções positivas como a confiança, a solidariedade, a tranquilidade, a certeza não-dogmática e a determinação de buscar objetivos nobres, cuja relação com a saúde e com o bem-estar físico é direta e imediata.

A humanidade é - de certo modo - como um indivíduo, e chegou o momento de eliminar os parasitas do medo e da dúvida, redefinindo nossas metas coletivas a partir do ponto de vista do nosso potencial evolutivo. Este momento, no entanto, não pertence exatamente ao tempo cronológico. Pode dar-se em um instante, ou surgir de modo lento e gradual, assim como um trabalho de parto pode demorar poucos minutos ou, dependendo das circunstâncias, arrastar-se por mais de 24 horas e terminar em uma operação cesariana. O desafio é saber como nascerá a civilização do futuro.

O que podemos ver, em nossa imaginação, se fixamos a primeira parte do século 21 como aquele momento arquetípico da história planetária em que um clarão iluminará a consciência humana e a fará despertar do pesadelo da ignorância? De que forma irá dar-se a expressão material e social da nova consciência? O ex-subsecretário-geral da ONU Robert Muller tem uma resposta clara para esta questão:

"Eu sonho que jovens e velhos, ricos e pobres, negros e brancos, povos do norte e do sul, do Oriente e do Ocidente, de todas as crenças e culturas, unem corações e mentes em uma celebração universal da vida no Terceiro Milénio".

Como estadista e educador, Robert Muller teve a oportunidade formular diversas propostas práticas para a construção de uma civilização global solidária. [3] Entre outros pontos, ele propõe a substituição do serviço militar obrigatório por um serviço mundial pela paz, coordenado pela ONU, no qual os jovens aprendam a defender a natureza e a combater a miséria e o atraso social enquanto conhecem povos e culturas diferentes. Ele defende a proposta de um programa global de educação para a paz em todas as dimensões da vida e reconhece que a humanidade inteira deve aprender a discutir o futuro com atitude construtiva.


Notas:

[1]
"O Poder da Sabedoria", Carlos Cardoso Aveline, Ed. Teosófica, Brasília, 1999, segunda edição, pp. 177-179.

[2]
 "Paracelsus, his mystical and medical philosophy", by Manly P. Hall, The Philosophical Research Society, Los Angeles, USA, 1964, 78 pp., ver pp. 19-20.

[3]
 "Nascimento de uma Civilização Global", Robert Muller, Editora Aquariana, 1993, 181 pp.

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O Despertar da Consciência Planetária

 Os fracos e os oprimidos são as primeiras vítimas, mas a sanha insaciável e incansável de explorar e saquear a terra logo despertará a consciência de outros que agora começam a entender os alarmes e os abafados gritos de socorro.”

Al Gore

Reproduzido do livro “A Terra em Balanço - ecologia e o espírito humano”, de Al Gore, pp. 312.

ÉTICA, CIVILIZAÇÃO E MOVIMENTO TEOSÓFICO


Corporações Multinacionais
Financiam Ecoceticismo


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Texto publicado no boletim
“O Teosofista”, Fevereiro de 2011,

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O atual declínio ético da civilização está ligado às limitações do movimento teosófico e interage com elas.  O movimento opera em níveis superiores de consciência, e na medida em que ele corrigir suas falhas,  o carma humano em seu conjunto melhorará. A recíproca é verdadeira.

Em grande parte, os erros que ocorreram na história do movimento depois de Helena Blavatsky são resultado de uma fragilidade no campo da ética e do altruísmo. No entanto, a sra. Blavastky ensinou que, na sua essência, a Teosofia é Ética Divina. Segundo a teosofia, os ciclos fisiológicos do planeta  estão ligados aos ciclos de declínio e reconstrução da ética em uma civilização. Este aspecto fundamental parece estar sendo ainda ignorado por grande parte dos teosofistas de hoje.

Observando o movimento teosófico internacional e suas ações em vários idiomas, vemos que uma grande parte dele vive numa certa letargia. Há um “quietismo espiritual” que ignora a responsabilidade dos teosofistas em relação ao futuro da humanidade. Poucos setores do movimento teosófico abordam, por exemplo, a questão da mudança de civilização e das alterações climáticas.

Estudantes de várias nacionalidades estão fazendo um esforço para transmitir a um público cada vez mais amplo a doutrina dos ciclos e das alterações geológicas que o planeta deve enfrentar de tempos em tempos.  Neste setor do movimento está incluída a loja luso-brasileira da Loja Unida de Teosofistas, atualmente o único grupo teosófico que aborda de modo claro e público o fato de que a decadência ética está na origem da desregulação climática e geológica. Não por acaso o número dos leitores dos websites da LUT luso-brasileira vem crescendo gradualmente em vários idiomas.

Mas há também teosofistas ecocéticos. Um deles é David Pratt, editor do website “Exploring Theosophy” e ligado à Sociedade Teosófica de Pasadena. No website de Pratt podemos ver grande quantidade de textos de teosofia. Ao mesmo tempo, ele publicou longos textos procurando negar as alterações climáticas. Pratt se esforça por convencer o leitor de que a civilização atual, com sua imensa poluição, não cria nenhum problema para o sistema fisiológico do planeta. Segundo  Pratt, a consciência ecológica é inimiga do progresso.

A explicação para esta atitude é simples. A grande maioria das fontes bibliográficas de Pratt (mais de 22 autores e 10 instituições) é financiada pela indústria petrolífera e mineira. Várias publicações já documentaram a manipulação dos dados e da informação feita pelos interesses de grande corporações multinacionais, cuja agenda de prioridades inclui promover pesquisas e estudos “ecocéticos” por parte de cientistas e intelectuais.  Naturalmente, Pratt prefere não abordar em seu website o fato de que corporações multinacionais estão na prática comprando as consciências de centenas de cientistas e intelectuais em todo o mundo - com suas “linhas de apoio a pesquisa”.

Em qualquer tempo e lugar, o movimento teosófico deve ser independente, ético e ativo. Ele deve contar com o apoio da população, e não dos setores econômicos cegos que promovem a destruição ambiental. Ele deve desmontar os esquemas ilusórios onde quer que eles se encontrem. Ele não deve esquecer que, segundo a teosofia, o materialismo produz ignorância, destruição e sofrimento, enquanto o despertar espiritual é inseparável da simplicidade voluntária e da valorização da vida natural.

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Ler também:

Uma Sociedade Viciada no Risco - Os Outros Pagam o Preço

Uma excelente palestra de Naomi Klein que merece ser vista.


"Alguns dias antes desta palestra, a jornalista Naomi Klein estava em um barco no Golfo do México, avaliando os resultados catastróficos da produção arriscada de petróleo da BP. As nossas sociedades se tornaram viciadas em risco extremo na busca de novas energias, novos instrumentos financeiros e mais ... e frequentemente, somos nós que limpamos a bagunça depois. 

18 de Fevereiro de 2011

15 de Fevereiro de 2011

14 de Fevereiro de 2011

"Human Planet" - BBC



12 de Fevereiro de 2011

Documentário "Nós permaneceremos na Terra"

Trailer do documentário "Nous resterons sur terre"


Para ver o documentário completo:

One Love | Playing For Change | Song Around the World

9 de Fevereiro de 2011

Chimamanda Adichie: O perigo da história única

“As nossas vidas, as nossas culturas, são compostas por muitas histórias sobrepostas. A romancista Chimamanda Adichie conta a história de como descobriu a sua voz cultural – e adverte que se ouvirmos apenas uma história sobre outra pessoa ou país, arriscamos um desentendimento crítico.”

Uma lição absolutamente extraordinária. Vale a pena ouvir!


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Clicar em "view subtitles" para ver legendagem em português.

About Chimamanda Ngozi Adichie

Inspired by Nigerian history and tragedies all but forgotten by recent generations of westerners, Chimamanda Ngozi Adichie’s novels and stories are jewels in the crown of diasporan literature. Full bio and more links


8 de Fevereiro de 2011

PRECEITOS E AXIOMAS DO ORIENTE


A Sabedoria Eterna Colocada em Poucas Palavras


Helena P. Blavatsky





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A filosofia antiga dá importância central ao uso de axiomas e preceitos.
Há vários motivos para isso. Axiomas encerram grandes verdades em
poucas palavras, são fáceis de memorizar, e podem ser apreciados em
silêncio meditativo. É mais fácil contemplar uma única frase, cheia
de significado, do que tirar proveito de um mar de palavras inúteis. Por
isso, a memória de um sábio pode conter em si uma pequena biblioteca
de uso pessoal. A pensadora Helena P. Blavatsky era uma estudiosa da  
sabedoria antiga e dava especial atenção à prática da reflexão diária sobre
preceitos e axiomas. Em 1890, foi publicado em Londres um livro com uma
compilação de pensamentos orientais feita por ela. Sob o título de “Gems
From the East” (“Jóias do Oriente”), o volume apresentava um pensamento
para cada dia do ano.  Hoje a obra faz parte do volume XII dos “Collected
Writings” (Escritos Reunidos) de H.P. Blavatsky (TPH, Adyar, pp. 425-476).
O volume reproduz a edição da T. U. P. / Covina de 1948. Traduzimos a
seguir uma seleção dos axiomas de H. P .B. referentes a três meses do ano.

A sua utilidade prática está sempre na razão direta da atenção e da
determinação com que são observados e preservados na memória do estudante.

(Carlos Cardoso Aveline)

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*O coração que segue os sentidos oscilantes se afasta do seu discernimento assim como um barco que avança sem rumo pelas águas, levado pelo vento.

*Aquele que abandona todos os desejos, vivendo livre de apegos e egoísmo, obtém a bem-aventurança.

*Os homens sábios transmitem luz.

*Uma vida justa, uma vida religiosa; esta é a maior riqueza.

*A falsa amizade é como uma planta parasita; ela mata a árvore que abraça.

*Os homens que não observaram a disciplina adequada, e não reuniram forças em sua juventude, morrem como garças velhas em um lago sem peixes.

*Aquele que tem muitos amigos tem igual número de candidatos a inimigos.

*Só é sábio aquele que mantém o autocontrole.

*Toda nossa dignidade consiste de pensamento; portanto, devemos fazer um esforço para pensar corretamente. Este é o princípio básico da moral.

*A estreiteza mental provoca teimosia; não é fácil acreditar naquilo que não se vê.

*Um estômago pequeno pode ser cheio e ficar satisfeito, mas uma mente pequena nunca ficará satisfeita, mesmo que possua todas as riquezas do mundo.

*Aquele que não cumpre seu dever para com sua consciência também deixará de pagar sua dívida para com seu próximo. [1]

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*Duas coisas são impossíveis neste mundo de Maya [Ilusão]: ter mais satisfações do que o Carma permite; morrer antes que chegue a hora certa.

*Um homem sábio sem alunos é como uma árvore que não produz frutos; um devoto que não faz boas ações é como uma moradia que não possui portas.

*Mantém os teus olhos abertos, ou o Destino os abrirá para ti.

*Aquele que se limita a seus assuntos, que é amigo dos seus companheiros e cumpre o seu dever, nunca será pobre.

*Mil arrependimentos não pagarão as tuas dívidas.

*Perceber a sua ignorância é ser sábio; sentir-se seguro da sua própria sabedoria é ser tolo.

*Uma prova tem mais valor que dez argumentos.

*A chuva pela manhã traz o sol à tarde. Aquele que chora hoje pode rir amanhã.

*Toda árvore tem sua sombra; cada sofrimento, sua alegria.

*Os campos são prejudicados por ervas daninhas, e a humanidade pelas paixões. Bem-aventurados são os que têm paciência, e os que estão livres de paixões.

*O homem virtuoso que é feliz nesta vida certamente será ainda mais feliz em sua próxima existência.

*Antes de ensinar, cada homem deve transformar-se naquilo que ensinará aos outros que eles devem ser.

*Aquele que domina a si mesmo pode dominar outros. O mais difícil de dominar é o seu próprio ser.

*O ódio nunca é eliminado através do ódio; o ódio é eliminado pela expressão do amor; esta é uma antiga regra. [2]                                                                         

*A maior riqueza do homem de barro é a saúde; a mais alta virtude do homem espiritual é a sinceridade.

*À medida que o homem caminha, o Carma o segue junto com sua sombra.

*A sabedoria praticada diariamente consiste de quatro coisas: Ter conhecimento da raiz da Verdade; ter conhecimento dos ramos da Verdade; conhecer os limites da Verdade;  e identificar o oposto da Verdade. [3]

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*Para tirar proveito da época da prosperidade, você deve ser paciente durante os tempos de pobreza.

*Elimine a avareza do seu coração, e estará afrouxando as correntes ao redor do seu pescoço.

*O homem deve vencer a raiva através do amor, o mal através do bem, a cobiça através da generosidade, a mentira através da verdade.

*Não fale a ninguém de modo áspero; aqueles a quem você fale assim responderão da mesma maneira.

*O avaro não chega ao mundo dos deuses (Devas), porque o tolo não tem o sentimento de solidariedade.

*O tolo tomado de raiva, e aquele que pretende triunfar usando linguagem desrespeitosa, são sempre vencidos por quem tem paciência ao usar as palavras.

*A verdade é mais clara que o sol; a verdade é o dia claro da Razão, e a falsidade, a noite escura da mente.

*Tudo tem um final e tudo termina. Só a Verdade é imortal e vive para sempre.

*Para todos os seres físicos, a luz é o sol; para a alma, a luz é a verdade eterna.

*O erro dos outros é fácil de ver; é difícil perceber o erro próprio.

*Pessoas boas brilham à distância como montanhas nevadas. Pessoas más não são vistas; são como flechas disparadas à noite.

*Só os pensamentos causam a roda de renascimentos neste mundo. O homem deve esforçar-se para purificar os seus pensamentos. O que ele pensa, ele é: este é o velho segredo. [4]


NOTAS:

[1]  Até este ponto,  a seleção dos preceitos do mês de janeiro.

[2] Este axioma pertence ao Dhammapada budista.

[3] Desde a chamada da nota número [1], e até agora, temos uma seleção dos preceitos de fevereiro.

[4] Desde a chamada da nota número [3], e até este ponto, temos uma seleção dos preceitos do mês de março.


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