4 de março de 2016

A DOUTRINA SECRETA

A Síntese da Ciência, Religião e Filosofia

Helena P. Blavatsky


Acima, um trecho do manuscrito original de “A Doutrina
Secreta”. Ele combina partes já datilografadas com modificações
escritas à mão por Helena P. Blavatsky. As frases acima aparecem
nas páginas 577-578 do volume II da DS, edição original em inglês.
[Fonte da imagem: Sociedade Teosófica de Pasadena]



Prefácio da Edição Online

A edição original de “A Doutrina Secreta”, de Helena P. Blavatsky, começou a ser traduzida ao português em 2012. [1] A publicação da obra máxima da filosofia esotérica é feita online, em PDF, e passo a passo.

Realizamos a tradução da edição original de 1888, e conforme a edição fac-similar publicada em 1982 pela “Theosophy Company”, de Los Angeles.

A edição original de “A Doutrina Secreta” foi adotada em inglês em 1979 pela própria Sociedade de Adyar. Abandonou-se, assim, oficialmente, a edição deturpada por Annie Besant. [2] No mundo luso-brasileiro, a situação começa a mudar, um tanto tardiamente, com a presente tradução passo a passo.

Esta edição original em português conta com notas de rodapé explicativas, todas assinadas como “Nota do Tradutor”. As partes já publicadas de “A Doutrina Secreta” permanecem sujeitas a revisão: todo o material traduzido é gravado novamente em PDF a cada ampliação. Trata-se de um trabalho de equipe.  A edição em inglês tem cerca de 1500 páginas. Contamos com a compreensão dos leitores: o trabalho de tradução avança lentamente, conforme as circunstâncias permitem e priorizando a qualidade.  

A publicação gradual de “A Doutrina Secreta” em português é uma realização conjunta dos websites www.FilosofiaEsoterica.com, www.Vislumbres.com, www.HelenaBlavatsky.net, da publicação “O Teosofista”, do e-grupo “SerAtento” e da loja luso-brasileira da Loja Unida de Teosofistas, LUT.

(C. C. A.)



NOTAS:

[1] No dia oito de maio.

[2] Veja o texto “O Resgate de A Doutrina Secreta”, que pode ser encontrado através da “Lista de Textos por Ordem Alfabética”, em www.FilosofiaEsoterica.com   e seus websites associados.


000000000000000

Sobre o mistério do despertar individual para a sabedoria do universo, leia a edição luso-brasileira de “Luz no Caminho”, de M. C.


Com tradução, prólogo e notas de Carlos Cardoso Aveline, a obra tem sete capítulos, 85 páginas, e foi publicada em 2014 por “The Aquarian Theosophist”. 



Siga-nos pelo Twitter.

Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, visite a página do nosso e-grupo SerAtento em YahooGrupos e faça seu ingresso de lá mesmo.  O link direto é o seguinte: https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/SerAtento/info

Você também pode escrever para  lutbr@terra.com.br  pedindo informações sobre o SerAtento.


000000000000000000000000000000000000000